Volkswagen Gol BX (1981) – Edição 14

Um Sucesso nacional, Volkswagen Gol BX, a versão básica do Gol.

O Gol foi lançado em 1980 com o motor Volkswagen a ar de 1.300 cm³, nas versões Gol e Gol L. O desempenho decepcionou!
Em 1981, passou a contar com o motor  1.600 cm³, nas versões S e LS, que o igualava ao de seus principais concorrentes.

O  Volkswagen Gol BX é um projeto exclusivamente brasileiro. Sua missão era das mais difíceis: ser o sucessor do emblemático e bem-sucedido VW Fusca.

O codinome do Gol na fábrica era Projeto BX. Alguns pressupostos haviam sido estabelecidos pelo Marketing da empresa: ser um hatchback – que o Fusca não era -; ter carroceria monobloco – o Fusca era de construção separada -; carroceria sobre chassi; e, principalmente, seguir na esteira da modernidade e do Passat, surgido em 1974.

Volkswagen Gol BX

Em 1982, o Brasil seguiu para a Copa do Mundo de Futebol extremamente empolgado. Depois de muitos anos tinha um time para vencer. A Volkswagen aproveitou o momento e lançou o Gol Copa, em cor exclusiva. No interior, o volante e o conta giros garantiam o aspecto esportivo. Extremamente, as rodas de liga leve e os faróis auxiliares dianteiros faziam a diferença. Na traseira, a palavra “COPA” estava estampada na vigia e havia uma bola de futebol junto ao emplema com a palavra Gol.

Em 1984, com a dianteira renovada, o Gol ganhou o motor de 1.600 cm³ refrigerado a água. O modelo básico foi rebatizado de BX – nome original do projeto -, assim como a picape Saveiro e o Furgãozinho, dele derivados, que preservam o motor a ar e a identidade visual.

ACESSE PARA VISUALIZAR FOTOS DA MINIATURA 1:43 -Volkswagen Gol BX (1981)

 

Written by admin

Deixe uma resposta