Simca Esplanada (1966) – Edição 28

Simca Esplanada, as mudanças no Simca visaram atender exatamente o público.

 

O Simca Chambord foi um dos carros mais queridos do Brasil e no fim de sua carreira teve o nome trocado para Simca Esplanada. Era quase o final de uma vida atribulada e cheia de problemas, inclusive no âmbito da própria fábrica.

Simca-Esplanada-1966

Isto ocorreu em 1966. Tinha muito dos elementos presentes nos carros americanos daquela época, como denunciavam a grande quantidade de cromados e as extremidades em forma de flecha. Para a linha de 1968, já sob a batuta da Chrysler, o modelo incorporou os faróis duplos, dispostos na vertical, e as supercalotas, em duas peças.

 

A carroceria, de formato bastante  arredondado era oriundo do Simca Vedette, como ditava a tendência no início dos anos 1950. Em 1959 foi lançado no Brasil, ficando conhecido pelo nome da versão que capitaneava as vendas: Chambord.

 

Nos anos de 1960, a tendência mudou: ditava linhas retas. Harmonizar o look original com a atual foi uma tarefa difícil. Para consegui-lo, o Simca Esplanada incorporou, entre outras coisas, recursos preciosos, como o adorno dos frisos.

 

A reestilização do Simca que resultou no Simca Esplanada foi relativamente simples, mas teve um excelente efeito. Ela consistiu na alteração das extremidades mantendo a parte central da carroceria – portas e colunas dianteiras, centrais e traseiras. Na frente foi aplicada uma discreta queda nos paralamas e no capô quebrando, como por encanto, o cansado aspecto do Simca.

 

A grade passava a ser ampla e com frisos horizontais e os faróis, emoldurados por um hexágono, alcançavam um bom efeito. Na traseira, o conjunto óptico continuava vertical mas com uma quebrada no meio e inclinação para frente, pondo fim ao já desgastado desenho dos rabo de peixe. As modificações foram complementadas com novos para-choques e, no geral, o carro ficou com visual indiscutivelmente atualizado.

 

ACESSE PARA VISUALIZAR FOTOS DA MINIATURA 1:43 – Simca Esplanada (1966) – Edição 28

 

 

Written by admin

Deixe uma resposta