Acelere um Opala Cupê SS

Opala Cupê SS – Desperte o grande piloto que existe em você

Lançado em 1968, o Opala ganhou uma versão cupê em 1971, que se destacava pela desenho da coluna traseira, as portas sem moldura nas janelas e a ausência da coluna central, além da exclusividade da versão esportiva SS, com faixas esportivas no capô e laterais, conta-giros e o motor 250 4.1 “6 canecos” de 140 cv. Quatro anos depois, o Opala sofria uma grande reestilização, ganhando dois pares de lanternas traseiras redondas (o Impala norte-americano tinha três pares).

Uma versão esportiva do Opala já era objeto de especulação no início de 1970. Dizia-se que teria um tempero mais picante, com direito a carburadores duplos ou triplos. A fantasia se confirmou, mas com receita bem mais branda. Estreando já como modelo 1971, o SS, ao lado do Gran Luxo, vinha completar a linha já composta pelas versões Especial e De Luxo. Aos novatos cabia inaugurar o motor 4100 de seis cilindros, com potência bruta de 140 cavalos. O ganho de 23 cavalos em relação ao 3800 já existente proporcionava uma velocidade máxima de 169,49 km/h, valor muito bom para a época.

 

Opala Cupê SS

As faixas pretas no capô e nas laterais e as rodas de aço com desenho de estrela e 5 polegadas de largura, meia a mais que nas outras versões, eram os sinais externos do espírito do carro. No interior, alguns toques de requinte, como manopla de câmbio e aro de volante de madeira, mais um relógio analógico no console à frente da alavanca de marchas. No painel de instrumentos, um tímido conta-giros entre os dois mostradores maiores.

Para não dizer que a esportividade do Opala Cupê SS se resumia à aparência, vale dizer que ele trouxe para a família câmbio de quatro marchas com alavanca no assoalho. Também eram novidade os bancos dianteiros individuais.

 

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