Volkswagen Passat (1975) – Edição 30

Volkswagen Passat, uma revolução e muitas inovações.

 

O Volkswagen Passat é o marco divisor entre a Volkswagen do passado e do futuro. Lançado em 1973 no Salão de Genebra, o Volkswagen Passat representou uma mudança de rumo na arquitetura dos carros Volkswagen, de motor e tração traseiros para o motor e tração dianteiros. E não foi só isso: foi o primeiro projeto da fábrica de um carro com motor refrigerado a águas – o K70 de três anos antes era projeto NSU, apenas emblema era VW – que abandonava o conceito original de motor de cilindros horizontais opostos. Uma revolução no mercado.

Volkswagen-Passat-1975

O Volkswagen Passat foi desenhado por um jovem estilista italiano chamado Giorgetto Giurgiaro, egresso da Berthone e que agora tinha seu próprio estúdio, a Italdesign. Era linhas inovadoras cujos traços delicadamente retilíneos combinavam com uma traseira semifastback.

 

O Volkswagen Passat foi um sucesso imediato e pouco mais de um ano depois chegou ao Brasil, em acabamento L e LS. E em 1976, chegou a versão esportiva. Era o Passat TS, que se tornou objeto de desejo de dez em cada dez jovens que se interessavam por automóvel. O Volkswagen Passat TS conferiu ao Passat todos os títulos, em todas as modalidades automobilísticas esportivas. O  conjunto era veloz, ao menos para o padrão brasileiro de então.

 

ACESSE PARA VISUALIZAR FOTOS DA MINIATURA 1:43 – Volkswagen Passat (1975) – Edição 30

Written by admin

Deixe uma resposta