Um projeto militar: o Fardier de Cugnot

O Fardier, tracionado pela força do vapor, encontra-se em exposição no Conservatoire National des Arts et Métiers de Paris.

FardierO veículo criado pelo engenheiro e militar Nicholas-Joseph Cugnot, em 1770, visava o transporte
de armas pesadas. O veículo foi batizado de Fardier e, hoje, é considerado o primeiro automóvel da história.

Trata-se de um grande carro com três rodas, feito de madeira de carvalho e com uma imensa caldeira de cobre na parte dianteira. O veículo pesa quase três toneladas e tem 7,25m de comprimento, o que nos dá uma idéia da dificuldade que era manobrá-lo com uma simples manivela vertical.

Foi fabricado pelo francês Nicholas-Joseph Cugnot, em 1769. O engenheiro militar tinha recebido uma importante quantidade de dinheiro do exército para construir um veículo capaz de transportar canhões e outras armas pesadas. A sua mecânica baseava-se em um motor com dois gigantescos cilindros verticais e paralelos. Cada cilindrada tinha um total de 50.000cc, cujo pistões transmitiam a força diretamente à árvore de manivelas, a qual movia a roda dianteira.

Nos primeiros teste realizados, o veículo chegou a alcançar 4km/h,mas um cálculo incorreto obrigou-o a parar, 12 minutos depois de iniciada a marcha, para reduzir o excesso de pressão da caldeira. Solucionado o problema, o Fardier circulou vários quilômetros. Como não tinha freio, foi impossível evitar o choque contro um muro.

O Fardie não foi aperfeiçoado, dado que não superava o rendimento de uma carruagem puxada por sete cavalos. no entanto, era uma questão de tempo para que a história dos transportes passasse por uma verdadeira revolução.

Written by admin

Deixe uma resposta