Propaganda Histórica: Fiat 147 e a tecnologia de ponta

Conceito futurista, design arrojado, custo-benefício garantido e garantia de alta quilometragem com pouco combustível. E não é qualquer combustível! Foi o primeiro carro a álcool vendido em larga escala pelo mundo. Se você não conheceu, este é (ou foi) o Fiat 147.

O prazer pode não ser todo seu, mas a gente agradece por tantas mudanças num mercado que cresce cada vez mais. O setor automobilístico (ainda) deve muito a esta grande personalidade – o Fiat 147 – e não muito injustamente levou fama por “detalhes” não muito importantes. Veremos!

 

Anos 70

Marcado por uma grande mudança no setor automobilístico onde já se observava a importância de se ter um veículo econômico, menos poluente e espaçoso. Isto tudo, obviamente, levando em conta o conforto, a modernidade e a certeza que todos na rua olhassem para o seu carro dizendo: “Eu quero um desse!”.

É a partir desta necessidade que se instalou em Betim-MG a fábrica deste tão desejado carro!

Quebrar barreiras era o seu objetivo. Com tantas especulações devido a tardia chegada da Fiat no Brasil, o 147 nasceu com espectadores descrentes de sua genialidade. De 1971 a 1986 ele foi admirado e odiado por muitos!

Claro que a fábrica não se esqueceu de impressionar o público. Partiu já para os novos conceitos de segurança produzindo para-choques em polipropileno, além de outras variantes e inovações como: primeiro carro brasileiro com desembaçador traseiro, primeiro carro brasileiro com estepe junto ao motor (compartimento dianteiro), primeiro carro brasileiro a ter todas as versões – hatch, sedan, perua, pick-up etc. Carroceria projetada de modo a proporcionar maior segurança ao usuário – oferece maior visibilidade e menos pontos cegos. A frente e a traseira do veículo foram projetados para amortecer o impacto em caso de acidente, protegendo o local onde ficam os passageiros.

Detalhe: O Uno também é uma versão do nosso querido 147!

 

Baixo Consumo

Baseado no conceito de que um carro não poderia utilizar mais que 1 litro de combustível para atravessar a ponte Rio-Niterói, a Fiat colocou o carro à prova e conseguiu convencer a todos de que realmente seu consumo era baixo. O 147 rodou toda a extensão (apróx. 14 km) e utilizou um sistema exclusivamente modificado para que pudesse ser visto a quantidade de combustível utilizado:

É. Utilizou ¾ apenas! Incrível, não? E com 4 pessoas dentro. Eu se fosse você já deixaria de lado o desejo de comprar uma Land Rover, BMW, Porsche…

 

Estrutura Forte

Contando com tantos diferenciais, os espectadores ainda queriam provas de que o 147 estava na briga com seu rival – O Fusca, da Volkswagen. Queriam a prova de que o carro trazia estrutura forte e, mesmo utilizando o álcool, que provasse ser econômico.

Interligando o público jovem e aqueles que já tinham um conceito de durabilidade, optaram por um comercial que trouxesse esta idéia ao alcance dos consumidores (atenção na antiga logomarca da Fiat):

Fiat 147. Brasileiro, vacinado e reservista! Para você que assistiu ao comercial, preste atenção que depois que carro dá um salto logo aos 34 segundos a cena é cortada. O carro deve ter quebrado depois deste salto. Certeza!

 

Conforto e Espaço

Ainda buscando admiradores para sua frota, a fabricante apostou também na idéia de economia de espaço e conforto – se é que é possível! A correlação de 20% de espaço para motor e 80% para passageiros e bagagens foi um marco para o 147. Em relação aos modelos fabricados na época, era um grande diferencial frente a opinião de que o carro era muito pequeno.

Embora muitas provas, testes, comprovações quanto a sua mecânica e carroceria, um produto que chega ao mercado para convencer uma massa que desacredita no seu potencial tem ‘vida’ muito curta. Mesmo sob estes negativos pontos o 147 até hoje exerce influência, mesmo que indiretamente, nos conceitos atuais de carro – seja quanto ao seu espaço interno, consumo etc. Na época a Fiat afirmou que após o 147 os tempos seriam marcados como a era “pré” e “pós” Fiat. Não deixou de ser verdade, pois o que existe de reclamação sobre este carro é algo assustador!

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