Karl Benz e Gottlieb Daimler

Depois do acidente com o Fardier, passaram-se cem anos até que o alemão Karl Benz criasse o primeiro automóvel com motor a explosão. Benz tinha uma sólida formação técnica e estava muito bem informado das últimas novidades em engenharia, mas continuava achando difícil poder criar um motor simples e seguro.

Benz trabalhou sem parar no protótipo de um triciclo de dois lugares que pesava 265kg, com motor de um cilindro, de 954cc, de potência constante de 0,75cv a 400rpm. Foi o primeiro a fabricar um veículo fácil de manobrar e capaz de alcançar 16km/h. Esse triciclo único encontra-se, atualmente, em exposição no Deutsches Museum de Munique. Mais tarde, a Mercedes criou muitas réplicas do modelo.

Karl Benz e Gottlieb DaimlerKarl Benz e Wilhelm Maybach, engenheiro-chefe, trabalharam de 1887 a 1889 no Triciclo Benz, apresentado na
Exposição Universal de Paris
 dois anos depois, cujo desenho já nada tem comum com o das carruagens puxadas por cavalos.

Enquanto isso, ainda em 1886, Gottlieb Daimler acabava de fabricar, em Sturttgart, um motorwagen (carro motorizado). Este era um automóvel com quatro rodas e quatro lugares, e cujo motor a explosão estava localizado entre os bancos dianteiros e traseiros. O veículo era bem mais elaborado que o de Karl Benz. Também tinha um desenho mais sofisticado do eixo dianteiro e do sistema de direção. A potência máxima obtida pelo motor do carro Daimler era de 1,1cv a 600rpm. O veículo era capaz de alcançar 18km/h.

Written by admin

Deixe uma resposta