Fiat 147 Panorama (1980) – Edição 40

Fiat 147 Panorama, uma perua versátil

Fiat-147-Panorama--1980

Em 1980 era lançado mais um sucesso da marca Fiat. A perua da linha 147 recebeu o nome Fiat 147 Panorama – já usado na Itália na perua do modelo 128, um Fiat maior. Com amplas janelas que justificavam seu nome, era mais longa que os outros modelos em cerca de 30 cm. Seu grande apelo era o espaço para carga: transportava 730 litros com o banco traseiro em posição normal (até o teto) ou 1.440 litros com o mesmo rebatido.

Iniciou sua produção em 1980 e terminou em 1986,sendo substituída pela Fiat Elba, perua derivada do Uno que iniciou a produção no mesmo ano. Na ocasião de seu lançamento a linha 147 passava por uma reestilização chamada de Europa e ja contava com uma Picape (primeira derivada de automóvel do Brasil) e o Furgão “Fiat Fiorino”.

Sua segunda e última reestilização foi em 1983 quando ganhava a fente do Spazio, ultima geração do 147. Foi equipada com os motores 1050 (somente na versão C a gasolina) e 1300 do Fiat 147, como toda linha veio somente na versão de 2 Portas, devido na época haver uma grande rejeição aos carros de 4 portas no Brasil e o fato de fazer mais sucesso para famílias que pensavam erroneamente ser este aspecto essencial à maior na segurança de seus filhos no banco de trás.

Como o teto, a partir dos assentos dianteiros, era ligeiramente mais alto, havia também mais espaço para a cabeça no banco traseiro — mas poucos aprovavam o “degrau” bem evidente no estilo. O motor era o mesmo 1,3-litro e seu peso era de 840 kg, 50 a mais que o 147. No tanque cabiam 52 litros, contra 43 dos outros modelos, que logo foram atualizados nessa parte para aumento da autonomia.

ACESSE PARA VISUALIZAR FOTOS DA MINIATURA 1:43 – Fiat 147 Panorama (1980) – Edição 40 

Written by admin

One comment

Deixe uma resposta