Dodge 1800 SE (1975) – Edição 18

Dodge 1800 SE, ou “doginho”, como ficou conhecido para diferenciá-lo do irmão maior o Dodge Dart, é um carro emblemático da época da transição da indústria automobilística brasileira.

O desenho do Dodge 1800, lançado em 1973, mantinha linhas comportadas. Em 1974 veio a versão SE, com pintura em cores berrantes e detalhes em preto fosco; o visual ficou bem mais ousado. o SE tentava ser reconhecido como jovial.

Os bancos eram anatômicos e o porta-luvas vinha sem tampa. Em vez de imitação de madeira, o painel também era preto fosco. Um filete niquelado contornava os instrumentos e o volante era esportivo. À alavanca dos piscas faltava retorno automático e à de câmbio, o revestimento. No único teste em QUATRO RODAS, em maio de 1974, a nova versão revelou virtudes inesperadas. O texto destacava o acabamento mais bem cuidado do SE. “Apesar de ser uma versão simplificada, seu interior está melhor que o dos modelos Luxo e Gran Luxo.” As janelas mereceram elogios em comparação aos demais 1800. “O nível de ruído é bastante baixo, o motor não chega a incomodar e não se ouvem barulhos de carroceria ou de batidas da suspensão.” Porém o retrovisor interno era só encaixado e se desprendia com algum impacto mais forte da pista.

Se o desempenho proporcionado pelos 82 cv do motor (igual ao das outras versões) não empolgava, as frenagens impressionavam. “A 120 km/h, os freios param o SE em 64 metros.” Em teste anterior, o 1800 Luxo precisou de 73,7. No entanto, traseira pulava em terreno irregular e os amortecedores causavam tendência ao sobresterço.

Dodge-1800-SE-1975

1.Sua silhueta insinuava boa distribuição de espaços. Os volumes destinados ao motor, à cabine e ao porta-malas apresentavam proporções equilibradas.
2. Até 1975, a grade dianteira do 1800 mantinha elementos retangulares. Os faróis duplos permaneceriam até o Polara 1977.
3. Atrás, o contorno das lanternas acompanhava o para-choque. No geral, o visual era mais delicado que intimidante.
4. O painel dispunha das informações básicas. OS comandos eram bem distribuídos, contudo estariam mais bem posicionados se fossem agrupados junto a coluna de direção.

ACESSE PARA VISUALIZAR FOTOS DA MINIATURA 1:43 – Dodge 1800 SE (1975)


 

Written by admin

4 comments
  1. Estou fazendo essa coleção também, fiz assinatura direto com a editora e recebo em casa os exemplares. Muito lindos essas minis, detalhes excepcionais, porém algumas minis contém alguns erros, no caso do Dodge 1800 SE esta escrito ali na descrição que é Tração Dianteira, e na verdade os Dodges são todos tração trazeira!

  2. Exato Roney, e também no caso da brasilia as rodas não estão de acordo com a original, até o momento foi o único carro com erro nas rodas, tirando isso com certeza vale a pena colecionar as minis são muito bém detalhadas!

  3. Com certeza Edilson, vale cada centavo pago nessas miniaturas de carros antigos Brasileiros, muito bem feitas, acabamentos incríveis e detalhes perfeitos que não passam despercebido. Hoje chegou pra mim o Del Rey Ouro, a Brasilia e o Dodge 1800 SE (:

  4. Design muito colorido do carro, e eu de bom grado comprei este modelo dos chineses. Nós costumávamos vender carros brasileiros na Rússia, eles eram Chevrolet Blazer e VW Pointer, embora não tenham encontrado muito sucesso.

Deixe uma resposta