DKW-Vemag Vemaguet (1967) – Edição 38

A Vemag Vemaguet é um automóvel brasileiro produzido pela Vemag.

Vemaguet era o nome da perua DKW-Vemag a partir de 1961, então no quinto ano de produção. A pequena perua DKW-Vemag logo se incorporou à paisagem brasileira com o som peculiar do seu motor e com a também peculiar fumaça azul exalada pelo seu escapamento, afinal era um motor dois tempos cujo óleo lubrificante era adicionado à gasolina, durante o reabastecimento, à proporção de 1:40, ou 2,5%.

DKW-Vemag-Vemaguet-1964

Inicialmente era conhecida apenas como “Camioneta DKW-Vemag” ou como “Perua DKW-Vemag”, recebendo a denominação de Vemaguet apenas em 1961. Os modelos datados de 1956 a 1957, anteriores portanto à produção da Vemaguet, foram montados pela Vemag sob licença da DKW da Alemanha e eram derivados da perua DKW F91 Universal, enquanto os modelos da Vemaguet eram derivados da família F94.

 

Até 1963 as portas dianteiras abriam ao contrário, da frente para trás, no sentido do conforto, conquistando o apelido de portas “suicidas” (conforme os americanos se referem a este tipo de abertura) ou portas “deixa ver” ou “DêChaVê” (como ficou comum no Brasil). Esta última denominação refere-se obviamente ao uso dessas portas por mulheres vestindo saias. No ano de 1964 as portas foram alteradas para a forma tradicional de abertura, de trás para frente, a favor da segurança.

 

Seu motor de três cilindros em linha e dois tempos (precisa misturar óleo a gasolina), com volume de 1 litro, é dianteiro, assim como a tração. Uma bobina por cilindro, refrigeração liquida, partida elétrica. Motor que ao invés de usar buchas, casquilhos ou bronzinas em suas partes móveis, usa rolamentos, proporcionando assim uma durabilidade acima do comum para os carros da época.

 

ACESSE PARA VISUALIZAR FOTOS DA MINIATURA 1:43 – DKW-Vemag Vemaguet (1967) – Edição 38

 

 

Written by admin

Deixe uma resposta