Dentista Rodder

Disposto a criar uma atmosfera mais descontraída junto aos seus pacientes, ortodontista americano inova na construção de seu novo local de trabalho.

Ir ao dentista não é uma tarefa das mais agradáveis. Mas existem exceções, caso do consultório do dr. David Myers. Inaugurado em agosto de 2010 este consultório, localizado em Arkansas, nos Estados Unidos, parece fazer parte de um cenário dos filmes de Hollywood.

Especialmente desenvolvido para criar uma atmosfera descontraída e aconchegante, que facilite o tratamento principalmente junto aos pequenos pacientes, o local esbanja criatividade.

“Minha idéia sempre foi a de construir um prédio totalmente diferente dos modelos convencionais utilizados nos dias de hoje. Algo que lembrasse a arquitetura de uma lanchonete ou um posto de gasolina da década de 50”, disse dr. David, ortodontista de 45 anos e proprietário do local.

Contando com o apoio de um arquiteto da região, o projeto começou a ganhar formar em meados de 2007. “Costumo brincar que o arquiteto entrou na minha cabeça e extraiu tudo que eu realmente sonhava para materializar este lugar”.

Mas a ousadia do local não para por aqui. Afinal, se por fora ele já chama a atenção, o que dizer da área interna? Amplo e arejado, o consultório é um convite para inúmeras descobertas. E é a partir daqui que essa história fica ainda mais curiosa.

O gosto do proprietário por aviões e carros antigos é evidente e pode ser observado por todos os cantos. “Minha paixão por automóveis vem desde criança e começou por influência do meu pai, Don Myers, 70, outro entusiasta no assunto. Na ocasião costumávamos consertar e customizar os carros de nossa própria família. Também foi ao lado dele que eu desenvolvi um gosto todo especial por aeromodelismo”, disse o ortodontista.

As habilidades desenvolvidas na infância, no sentido de montar e desmontar coisas foi o que levou David, sempre
em conjunto com o seu pai, a construir todos os mobiliários de carros, em chapa, que o consultório dispõe. A mesa da recepcionista, por exemplo, é um Mercury 1947 customizado, com a grade dianteira do modelo 1946.  Mas isso é apenas um dos exemplos. Porém para chegar ao resultado apresentado nas fotos que ilustram esta reportagem, o caminho não foi nada fácil. David ainda teve que coordenar a montagem da peça, desenvolvida por ele, com vários outros profissionais, tais como marceneiro (para compor o tampo da mesa), eletricista e instaladores (que montaram o cabeamento do computador e do telefone). Também foi preciso chamar um engenheiro de estruturas, tudo para garantir o funcionamento e a fixação perfeita da mesa.

 

“Este trabalho me tomou muito tempo. Eu já conhecia esse tipo de móvel e imaginava que não seria tão difícil desenvolvê-lo”, destacou. Dificuldades à parte, o visual da mesa é impressionante. Nenhum detalhe foi esquecido. A tradicional prancha de surf, característica desse tipo de automóvel, também faz parte do cenário. Ela está localizada logo acima do teto do veículo, que nesta decoração serviu para abrigar as lâmpadas de iluminação da mesa.

Outra curiosidade neste projeto fica por conta da ambientação. Tudo foi desenvolvido para lembrar uma típica cidade do interior americano. Aqui tudo lembra as décadas de 50 ou 60, com destaque para as charmosas lanchonetes, postos de gasolina, sorveterias,  e cinemas dessas épocas. O mais interessante, entretanto, é que cada ambiente do consultório carrega um pouco das lembranças vividas pelo próprio David.

“Quase tudo por aqui tem uma parte da história da minha infância. A recepção recebeu o nome de Big Boy, uma referência ao meu restaurante favorito, local onde meus pais costumavam me levar quando eu ainda era apenas uma criança. Já a sala de exames recebeu o nome de Fairmont, lembrança da sorveteria onde eu costumava ir com o meu avô. A sala de atendimento, decorada para lembrar um posto de gasolina, recebeu o nome de Sinclair”.

Sinclair Oil Corporation é uma companhia de petróleo americana que tem como símbolo um brontossauro verde, mais conhecido como Dino, que começou a ser utilizado na decoração dos postos Sinclair em meados de 1930 e ainda hoje continua sendo um dos mais reconhecíveis logotipos corporativos do mundo. “Toda vez que eu via esse dinossauro eu sabia que já estávamos perto da casa do meu avô. Eu olhei para o Dino por mais de 20 anos! Ele tinha que fazer parte da decoração do meu consultório!”. Devido as dificuldades de conseguir um modelo original, o Dino aqui apresentado é uma cópia feita em fibra de vidro.

Na mesma sala ainda encontramos típicas bombas de combustíveis, vitrines para acomodar algumas miniaturas e vários
brinquedos, que também fizeram parte da infância de David, além de dois sofás cheios de estilo. Um com base no Cadillac Fleetwood 1959, pintado na tonalidade rosa para alegrar as meninas, e outro com base em um Oldsmobile 1956 modelo 98 , na cor vermelho para surpreender a todos.

Destaque também para a ponta de um avião estilizado que exibe dentes enormes envoltos em um aparelho ortodôntico. Fixado no alto, em uma das extremidades das paredes, a peça é mais um detalhe interessante nesta sala repleta de minúcias.

Até o lavado, área destinada para ensinar as crianças como escovar os dentes corretamente, tem uma aparência convidativa. Projetado no estilo vintage, apresenta piso quadriculado, amplos espelhos, e um rico projeto de iluminação. Sua fachada, cuja apresentação lembra a entrada de cinemas antigos, é um show a parte.

“As crianças que entram aqui pela primeira vez ou recebem os seus aparelhos ortodônticos são agraciadas com a colocação de seus nomes na fachada da sala de cinema. Uma forma divertida de incentivá-las a cuidar dos dentes. Elas adoram ter o seu nome em destaque no luminoso”, complementou David.

No corredor que dá acesso a todas essas as dependências destacamos a presença de um cartaz, nos mesmos moldes de uma propaganda de filme de ficção científica. Intitulado o Attack of the Killer Plaque (ou Ataque da Placa Assassina), o cartaz mostra discos voadores em formato de bolo atacando dentes que fogem de terríveis bactérias invasoras causadoras de cáries. Um presente extremamente criativo que David recebeu de um amigo, no intuito de ajudá-lo a montar o ambiente diferenciado que ele tanto desejava para o seu novo consultório.

O escritório de David também apresenta uma série de detalhes. Além de várias miniaturas armazenadas em uma vitrine de encher os olhos, a área, assim como a recepção, também tem uma mesa estilizada. A opção aqui foi fazer uso da frente e um Cadilac Fletwood 1959, item criado por pai e filho aproveitando as peças que sobraram quando da montagem do sofá.

Fã de Larry Watson, um dos mestres da customização automotiva (falecido em outubro de 2008) o ortodontista fez uso do mesmo estilo utilizado por este quando da abertura de sua oficina de pintura, em meados de 1957. Assim, a fachada recebeu detalhes em vidro, tal como uma vitrine, permitindo uma fácil visualização da frente do Cadillac por parte dos pacientes.

Agora você deve estar se perguntando: e aquele Mercury 1951 que aparece na foto estacionado bem na frente do prédio? Ele também faz parte da decoração? Claro que sim! Como já dissemos anteriormente, David é um apaixonado por automóveis antigos e, como tal, tem uma série deles na garagem da sua casa.

Talvez o carro mais importante para David seja seu Pontiac Catalina Conversível 1964 , presente que o ortodontista ganhou de seu pai, quando terminou o colegial. O entusiasta tem ainda um Ford Mustang 1969 e um Chevrolet Fleetline 1949, além do já citado Mercury em questão, street que é utilizado diariamente pelo ortodontista. Com um lugar de destaque no estacionamento do consultório, este veículo reforça as características diferenciadas do consultório, dando-lhe um charme ainda mais especial. “Existem muitas coisas para serem vistas por aqui. Isso faz com que as pessoas descubram algo diferente a cada visita”, finalizou o criativo David.

Written by admin

Deixe uma resposta