Alfa Romeo FNM JK2000 (1967) – Edição 13

Alfa Romeo FNM JK2000 Elegantes, cômodos e confortáveis.

O FNM 2000 perde as iniciais JK, mas mantém a admiração dos consumidores. De 1960 até 1968, o FNM 2000 ostentava uma elevação no capô dianteiro, enquanto o do Timb, versão esportiva lançada em 1966, era liso. Em 1969, o FNM 2150 adotou o desenho menos rebuscado, com visual mais próximo ao do Timb, mas com nova grade que, em 1971, seria substituída pela definitiva, que marcaria sua última identidade visual.

Ao falar de automóvel é desnecessário falar sobre o fabricante, mas, às vezes, isso é essencial. É o caso do FNM 2000 JK, produzido pela Fábrica Nacional de Motores, uma empresa estatal. A fábrica originou-se de um acordo firmado entre o Brasil e os Estados Unidos, pelo qual o Brasil permitiria a instalação de bases americanas no nordeste brasileiro em troca de créditos e assistência técnica para a implantação da Companhia Siderúrgica Nacional e outras indústrias.

Alfa Romeo FNM JK2000 1967

O JK era tecnicamente muito superior aos seus concorrentes, no entanto, requeria maior precisão ao volante e nos reparos. Em 1968, o controle da FNM foi assumido pela Alfa Romeo italiana. A decoração do FNM 2000 ganhou alguma atualização, e as políticas comerciais e de marketing ficaram mais agressivas.

Atrás, as pontas do para-choque, visualmente, representavam o prolongamento das lanternas. A do canto esquerdo abraçava o terminal do escapamento, um detalhe que seria abandonado em 1969 pelo renovado FNM 2150.

O “coração esportivo” conferia a identidade Alfa Romeo. sob os faróis dianteiros, num circulo bipartido, estavam as lanternas responsáveis pelo “pisca-pisca” e pela luz auxiliar de neblina. O modelo 1960, diferente das demais, mantinha as duas lentes brancas das versões italianas. Rodas com janelas para refrigeração dos freios, por si só, já demonstravam preocupação com a segurança. Os tambores de freios aletados e em alumínio eram a prova definitiva que a segurança era a prioridade. Os pneus radiais, hoje soberanas, eram impares e, em altas velocidades, garantiam comportamento muito superior as dos concorrentes.

O FNM JK 2000 tinha muitos frisos, cromados e adornos. A partir de 1969, com o 2150, os excessos foram eliminados, seguindo a tendência de linhas mais limpas.

 

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